Gargalos na fabricação ocorrem quando a quantidade de trabalho montante em lotes ou em uma linha de produção é maior do que o que pode ser gerenciado. Isso limita a capacidade total da linha de produção e cria atrasos nas fases subsequentes.
Existem dois tipos principais de gargalos:
Gargalos de Curto Prazo: Estes são problemas de curto prazo com uma solução rápida. Podem incluir máquinas quebradas, ausência de funcionários devido a férias ou doenças, ou atrasos na entrega de fornecedores.
Gargalos de Longo Prazo: Estes são problemas recorrentes que podem afetar toda a produção. Exemplos incluem máquinas ineficientes que causam filas longas, tempos de produção estendidos devido a prazos mais longos, atrasos na transferência de projetos para a fase de planejamento de recursos de produção (MRP) ou um acúmulo de produtos para tarefas em andamento.
Conheça algumas estratégias para identificar gargalos na fabricação
Elaborar um Mapa de Processo: Visualize o processo de fabricação por meio de um diagrama de fluxo para identificar onde as atividades estão se acumulando em um backlog. Isso ajuda a identificar os gargalos e possibilita a introdução de técnicas mais eficientes.
Procurar Acumulações: Acúmulos ocorrem quando a entrada de um item ocorre mais rapidamente do que um processo específico pode lidar. O ponto de maior acumulação em sua linha de produção provavelmente é um gargalo que requer melhoria.
Modificar a Capacidade: A capacidade de uma linha de produção está intimamente relacionada à saída da máquina no gargalo. Modificar a capacidade do gargalo pode ajudar a melhorar a produção em geral.
Verificar a Capacidade Máxima: Acompanhe a capacidade de cada máquina, além da produção. A máquina que opera com capacidade máxima geralmente prejudica a operação de outras máquinas e é, portanto, um gargalo.
Examinar Tempos de Espera: Quando uma estação de trabalho tem um longo tempo de espera, o gargalo está antes dela, pois leva muito tempo para concluir uma operação, atrasando o restante da produção.
Aplicar a Técnica dos ‘5 Porquês’: Esta técnica envolve a identificação da causa raiz de um problema, fazendo perguntas sucessivas sobre por que o problema está ocorrendo. Isso pode ajudar a identificar a causa raiz dos gargalos.
Consquiste a melhor performance no seu negócio com a consultoria da Q-Assist!
Como resolver gargalos em seu negócio de fabricação
Depois de identificar os gargalos, é importante encontrar maneiras de resolvê-los:
Redistribuição de Recursos: Reorganize a estrutura do seu chão de fábrica ou aloque mais recursos para o gargalo de produção. Aumentar a capacidade do gargalo pode ajudar a manter o ritmo de produção.
Minimizar a Capacidade Ociosa/Tempo de Inatividade: Tente manter uma operação totalmente carregada no gargalo para evitar a ociosidade. O gargalo que diminui a produção não resolve o problema.
Trabalhar em Lotes: Organize itens de trabalho semelhantes em lotes menores para acelerar o processo. No entanto, cuidado com o aumento do risco com tamanhos de lote maiores.
Automatização dos Processos de Negócios: A automação, por meio de máquinas de fabricação ou software de gerenciamento de processos de fabricação, pode ajudar na detecção e resolução dos gargalos de forma mais eficiente.
Conheça nossos treinamentos para a sua empresa, eles são elaborados cuidadosamente, cada material didático é revisado para que siga fielmente a sistemática de sucesso dos treinamentos da Q-Assist.
#EstratégiasEmpresariais #OtimizaçãodaCapacidade #GerenciamentodeEstoque #GargalosnaFabricação #GestãodeFornecedores #EficiêncianaProdução #SoluçãodeProblemas #TemposdeEspera #reduçãodecustos #ProcessosdeFabricação #PlanejamentodeProdução #Fluxograma #ManutençãoPreventiva #MapeamentodeProcesso #LinhadeProdução #FluxodeProdução #produtividade #GestãodeRecursos #melhoriacontínua
Comments